Covid-19 causa acidentes no trabalho: entenda e veja os números

A pandemia provocada pelo coronavírus desenvolveu uma série de problemas no meio empresarial. Entre eles, podemos citar a paralisação das atividades no início do surto, além das drásticas mudanças de costume no ambiente de trabalho. Mas um ponto fundamental nesse sentido é compreender que a Covid-19 causa acidentes de trabalho. E é sobre isso que falaremos no decorrer deste artigo.

Uma vez que o maior número de casos foi registrado durante o terceiro trimestre, é compreensível que a alta de situações fortuitas também tenha ocorrido durante este período. Fato é que a Covid-19 causa acidentes no trabalho e a quantidade de infectados está proporcionalmente ligada a esta estatística.

Covid-19 causa acidentes de trabalho: é preciso tomar cuidado

 

Vamos voltar a falar de números para ilustrar como a Covid-19 causa acidentes de trabalho com frequência. Basta observarmos que mais de 10% dos acidentes de trabalho do país no terceiro trimestre do ano de 2020 ocorreram devido à Covid-19. Trata-se de uma questão preocupante, visto que, observamos um aumento de cerca de 246% dos trabalhadores afastados em relação ao segundo trimestre.

Como justificativa para tal situação podemos observar a sociedade. Note que no Brasil, o terceiro trimestre registrou 143% mais casos do que o segundo, com 3,4 milhões. O que podemos constatar é que o ambiente de trabalho se dá como reflexo direto da sociedade. Ou seja, para resolver esta situação preocupante é necessário buscar resolver o problema como um todo.

Grande parte dos funcionários afastados trabalham na linha de frente

Outro fator importante e que deve ser destacado é o fato de a grande maioria dos casos ser proveniente do grupo dos profissionais da área da saúde. Observe que somados, técnicos de enfermagem, enfermeiros e auxiliares de enfermagem representaram 57% do total de acidentes no período, com 6,2 mil. Em seguida vieram os trabalhadores de frigoríficos, com 2,8 mil afastamentos.

Analisando os dados, um fator positivo, se assim podemos dizer, é o fato de que os casos, em sua maioria, não envolveram imprudência, sendo desenvolvidos em pessoas que inevitavelmente precisam ter contato com outros contaminados, uma vez que esta é parte fundamental de sua profissão. Outra questão relevante é que 73% do total dos acidentes envolveram mulheres, o que pode ser explicado pela participação feminina de 80% na categoria de atendimento hospitalar.

Felizmente com a chegada da vacina esses números tendem a diminuir de forma drástica. Entretanto, é importante que as pessoas não baixem a guarda em nenhum momento. A Covid-19 causa acidentes no trabalho e continuará causando até que todos os cidadãos sejam vacinados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *