O que é uma Sociedade Empresarial e quais são seus benefícios?

O que é uma Sociedade Empresarial e quais são seus benefícios?

Você já ouviu falar sobre sociedade empresarial? Esta é uma prática relativamente comum no mundo dos negócios. E para que ela seja efetuada, é preciso que diversas questões sejam levadas em conta. Mas aprofundaremos mais essa parte no decorrer de nosso artigo.

Por agora, o importante é você compreender o conceito principal de sociedade empresarial. Somente quando a ideia for assimilada é que poderemos partir para outros detalhes mais complexos, como os benefícios da prática e de que forma ela pode ser efetuada. Acompanhe!

O que é a Sociedade Empresarial?

Sociedade Empresarial basicamente é quando ocorre a união de vários empresários. Estes, por sua vez, possuem um objetivo em comum: efetuar qualquer tipo de atividade econômica que resulte na produção e/ou circulação de bens/serviços, visando um lucro, que será compartilhado entre todos.

Note que neste modelo de sociedade, cada sócio contribui com uma habilidade específica, se assim podemos dizer. Desse modo, existe uma junção de “poderes” para que a organização possa funcionar de maneira mais eficaz. Também existem aqueles que não contribuem na “mão de obra”, mas investem grandes montantes de capital, contribuindo para a modernização e crescimento da organização.

Como viabilizar uma sociedade empresarial?

O passo inicial para viabilizar uma sociedade empresarial é nivelar as expectativas em relação ao negócio. Assim, é importante verificar se todas as ideias são compatíveis para dar início ao empreendimento. Outro ponto importante é descrever e estipular quais são as obrigações de cada um dos sócios na rotina da empresa. Isso ocorre por meio da elaboração de um contrato social.

É comum que nesse contrato estejam as responsabilidades de cada um dos sócios, assim como o percentual da empresa que cada um possui. Outra informação importante e que deve constar no documento são as condutas adotadas caso algum empresário queira sair da sociedade no futuro.

Existem tipos diferentes de sociedade empresarial

No início de nosso artigo aprendemos o conceito principal de sociedade empresarial. Mas agora iremos entender como esse conceito pode rumar para outras vertentes. É isso mesmo, existem tipos diferentes de sociedade empresarial. Essa análise, de certa maneira, serve para que você possa entender todos os modelos e veja qual deles melhor se encaixa em seu negócio. Os principais tipos de sociedade empresarial são:

Simples

A sociedade simples é a mais básica de todas. Inclusive, para algumas pessoas ela é considerada como arcaica, apesar de ainda ser extremamente efetiva. Antigamente ela era conhecida como sociedade civil. Note ainda que a sociedade simples tem suas atividades exclusivamente ligadas à prestação de serviços. As normas desse tipo de sociedade estão todas descritas no Novo Código Civil, onde é possível entender um pouco melhor sobre seu funcionamento.

Em nome coletivo

A sociedade em nome coletivo já é um pouco mais complexa. O modelo determina que todos os sócios devem, obrigatoriamente, responder por suas obrigações, sendo estas financeiras ou fiscais. Para isso, é preciso que tais obrigações estejam contidas no contrato social, que é o documento onde cada sócio poderá limitar e definir as responsabilidades que terão na condução e nas escolhas que farão para a empresa como um todo.

Limitada

A sociedade limitada, também conhecida por muitos como LTDA, é uma das mais famosas e praticadas em nosso país. Para fazer parte dela é necessário que a empresa em questão siga algumas regras, tais como:

  • É obrigatório que se tenha um administrador, que se responsabilizará pela representação legal da sociedade, sendo que a escolha deste deverá ser realizada pela maioria dos sócios, em sistema de votação;
  • Somente será permitida que a administração seja desempenhada por um grupo de sócios, devendo este ponto estar discriminado no Contrato Social;
  • É fundamental que se tenha mais de um sócio, podendo eles serem pessoas físicas ou jurídicas;
  • A participação dos sócios é baseada na participação que cada um tem no capital social da empresa.

Sociedade empresarial anônima

A sociedade empresarial anônima também é bastante famosa no Brasil. Entretanto, é muito importante saber que suas características se encaixam mais em empresas que já estão com um nível de maturidade maior no mercado. Portanto, é fundamental avaliar bem o seu negócio antes de optar por esse modelo de sociedade empresarial.

O principal motivo para isso é que o capital associado a este modelo não está vinculado a nomes, mas sim à ações. Com isso, nesse caso é necessário a existência de pelo menos sete acionistas e que cada um tenha suas responsabilidades, deveres, direitos e obrigações de acordo com as ações que possuem no negócio.

Além de todas estas especificações, uma sociedade anônima também apresenta algumas características particulares. O seu capital pode ser aberto ou fechado, se configurando da seguinte maneira:

  • Capital aberto: que basicamente se caracteriza pela negociação de seu valor na bolsa de valores;
  • Capital fechado: que é justamente o contrário, ou seja, quando não se permite que o seu valor seja negociado no bolsa.

Conta de participação

Esse tipo de sociedade pode ser formada por duas ou mais pessoas. Entretanto, nela não há necessidade de se estabelecer firma social. Fora isso, suas operações são voltadas exclusivamente para fins de comércio.

Outra particularidade deste modelo é que aqui, geralmente um dos sócios que faz parte do negócio é comerciante e não há a exigência de formalização. Isso indica que o contrato impacta somente os próprios sócios, não dizendo respeito a outras pessoas que possam participar de todo o processo.

Quais são as vantagens da sociedade empresarial?

Caso a sociedade empresarial funcione de maneira eficaz, ela é capaz de proporcionar uma série de benefícios para a empresa. Entre eles, podemos destacar:

  • A parceria aproveita as múltiplas habilidades que cada sócio possui;
  • A soma de conhecimentos aumenta a probabilidade de bons resultados;
  • A junção de diferentes potenciais torna a gestão mais eficiente;
  • Permite abrangência para a empresa;
  • Gera vantagem competitiva;
  • Possibilita a divisão de responsabilidades;
  • Viabiliza a realização de investimentos, mesmo se um dos sócios não dispor de capital no momento.

Agora você já sabe mais sobre as principais características da sociedade empresarial, os tipos de sociedade existentes e seus principais benefícios. Desse modo é possível estudar sobre o assunto e qualificar qual modelo de sociedade empresarial é o ideal para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *